sábado, 29 de setembro de 2012

E de quem é o controle?

É primavera. Sábado, 23h13, aqui faz muito frio. 3 meses que saí de casa.

Hoje fui ao centro da cidade fazer umas comprinhas, cuidar um pouco de mim e distrair a cabeça. Isso me fez bem, fazia tempo que não saía sozinho com um tempo só para mim.
Meu marido continua me ligando sempre e comecei a perceber que as coisas mudaram um pouco de lado. Ele está fazendo o que antes era o meu papel, está querendo me controlar. Está com medo de me perder e achando que já arrumei outro. Quanta paranóia! Não arrumei outro e nem estou a procura. Estou de boa porque no momento é o melhor que posso fazer.
Ontem ele me ligou perguntando o que eu iria fazer hoje. Disse que iria sair logo pela manhã.Ele me perguntou para onde e eu respondi que iria até o centro da cidade, pois, estava programando isso a semana inteira, já que durante a semana não consigo ir até lá.
Aí ele falou para eu não ir e assim nós poderíamos sair cedo e passear com as crianças (os cachorros), falei que não poderia mesmo, pois, estava precisando desse tempo para mim. Ele perguntou se poderia ir junto e aí eu falei que iria demorar e achava melhor ele não ir, afinal ele nunca teve paciência para essas coisas. Ele insistiu e eu perguntei o porquê? Ele me disse que só estava querendo consertar a cagada que ele fez. Falei que essa não seria a melhor maneira de consertar a cagada, mas, mesmo assim aceitei que ele fosse comigo. Pediu para que eu ligasse de manhã e acordasse ele. Assim o fiz. Ele não foi. Disse que estava mal e não iria. Sei muito bem porque ele estava mal.
Depois disso eu fiquei pensando e cheguei a uma conclusão: Ele está querendo me controlar.
Na verdade ele não queria sair comigo coisa nenhuma, mas, estava apenas me testando porque está desconfiando de mim. Se eu falasse para ele que não era para ele ir de jeito nenhum, ele iria ficar com a pulga atrás da orelha, mas, como no final eu acabei aceitando que ele fosse, é sinal de que eu não iria fazer nada demais. Aí ele relaxou e quando fui chama-lo para ir comigo, ele não quis mais. Tenho certeza de que se eu tivesse negado a companhia dele, ele não teria nem dormido e já estaria batendo aqui antes mesmo de eu acordar.
Enquanto eu estava lá na cidade, ele me ligou umas 10 vezes só para perguntar onde eu estava. Aquilo me irritou, porque ele fica falando que não quer que eu controle a vida dele. O que ele está tentando fazer com a minha?
Quanto eu estava vindo embora, o telefone tocou de novo: Onde você está? Tô indo embora. Mas, em que lugar você está? Disse o nome do bairro. Tá vou te esperar na sua mãe.
Estava abrindo o portão quando ele chegou. Estava com uma moto diferente. Perguntei se tinha trocado de moto e ele disse que não. Falou que a dele tinha quebrado. Chamei ele para entrar e ele disse que estava com pressa, pois tinha que devolver a moto. Perguntei de quem era e ele falou que era do dono da boca, ele pegou emprestada porque eles ficaram lá arrumando a dele. Eu falei para ele: Então além de traficante ele é mecânico também. Legal né?! Ele apelou e eu também. Foi embora.
Ele veio aqui só para tirar satisfação do porque eu não o procurava. Disse a ele que enquanto ele estiver optando pelas drogas, eu opto por viver longe delas.
Está a cada dia mais acabado. Um olhar opaco e cheio de manchas, além de muitos quilos mais magro. Pouco lembra o homem de tempos atrás. Tão lindo e cheio de vida.
Mais tarde ele ligou, perguntando se eu estava mais calma. Aí começou a mesma ladainha de novo e eu continuei afirmando para ele que a minha postura continua a mesma. Não aceito drogas. Discutimos de novo. Perdi a minha serenidade e acabei falando umas boas verdades que estavam entaladas dentro de mim. Acabei chorando e não gostaria de ter feito isso, pelo menos não para que ele ficasse sabendo. Entre outras coisas, disse a ele que a cada dia que se passa a distância entre nós aumenta. Você só tá se afundando cada vez mais nessa m... de buraco que você se enfiou. Acorda para a vida e admite que sozinho você não consegue. Até quando vai ficar nessa?! Chega aqui e fala para mim que tá arrependido e que vai mudar. No outro dia já está se drogando de novo. O que você quer afinal? Nunca dá o primeiro passo.
A conversa foi tensa. Tive uma recaída e perdi o foco novamente.
Não tenho nenhuma responsabilidade sobre a vida dele e feri um princípio do meu processo de recuperação:


Pare de dirigi-lo ou controlá-lo
Significa não ajudar e não dar conselhos. A outra pessoa, tem a mesma capacidade de procurar um terapeuta, N. A, A.A, ou o que for. Quando me responsabilizo em encontrar a solução, tiro-lhe o peso da própria vida. E quando os meus esforços não derem certo, será a mim quem ele culpará.

É isso. A minha codependência grita querendo me fazer acreditar que eu sou ou tenho o remédio para esse mal; que se eu estiver no controle tudo se resolverá. Uma falsa culpa tenta entrar em meu coração querendo tirar a minha serenidade.

SPH eu admito a minha impotência e entrego o problema nas mãos daquele que pode resolver: Deus!

6 comentários:

  1. Boa Noite amiguinha, convenhamos adicto e chato pra caramba né? Nao quer parar de usar, sabe que a gente nao adimita e mesmo assim acredita que vai conseguir ficar com a gente e droga ao mesmo tem... Mais chato que adicto so codependente mesmo..rs Brincadeiras a parte, não se culpe amiga, vc estava sendo levada a uma situaçao extrema e acabou reagindo, é natural. Se equilibre e continue seguindo seu caminho, suas ultimas postagens tem sido muito ricas, eu li mais de tres vezes e me fizeram refletir muito, le elas de novo ta? Vai dar tudo certo, pra vc e pra ele tb, mas os caminhos q ele vai ter q percorrer para isso nao serao os melhores.. Infelizmente ele esta que nem o Ni comecou, se marginalizando, mas ele e o Ni nao sao malandros, logo so se ferram. Era cheio dos "amigos" bons que ajudavam ele, o engraçado e que nenhum deles nunca me procurou pra levar nem um maço de cigarros pra ele... Fica com Deus! =) Te admiro muuuuito! E os bebes tao bem? ;) Com a adicçao ate os cachorros o Ni perdeu e mesmo assim nao foi o suficiente para ele acordar...

    ResponderExcluir
  2. É Sol, dá uma briga boa. Não sei quem é mais chato, nós ou eles...rsrs...Estou aqui tentando voltar o foco para o mais importante: a minha vida. Infelizmente, assim como você, não tenho preparo para lidar com um adicto na ativa e, sinceramente, nem faço muita questão de ter, pois, isso é uma coisa que eu não aceito mesmo. Drogas, tô fora!
    Por isso decidi deixá-lo com suas escolhas e não o procuro mais. Ele fica bravo com isso, vem tirar satisfações e eu com a minha paciência zero, acabo dizendo coisas que não gostaria de dizer. Sei que o caminho que ele está percorrendo é o pior de todos. Espero que ele acorde para a realidade a tempo.
    Amigos, ele só vai ter enquanto tiver com dinheirinho no banco, moto ou outras coisas para oferecer. A hora que ele estiver na m..., seus amigos sumirão como em um passe se mágica. Falo muito isso para ele também.
    Querida, obrigada por me acompanhar. Saiba que você me ajuda muito com os seus posts e fico feliz por poder te ajudar também.
    As crianças estão bem...Sinto tanto a falto deles.Eram tão apegados a mim.Amo de paixão! Ele também os ama, mas, ultimamente não tem ligado muito não. Não maltrata, mas, também não dá os mesmos mimos. Maldita seja a droga!

    ResponderExcluir
  3. É MINHA QUERIDA AMIGA,INFELIZMENTE EU ACREDITO QUE NINGUÉM TEM O PREPARO EMOCIONAL E NEM ESTRUTURA PARA LIDAR COM UM ADICTO NA ATIVA,POR MAIS PACIENTES QUE SEJAMOS,FALO ISSO POR MIM POIS TODOS QUE ME CONHECEM ME CONSIDERAM UMA PESSOA MUITO CALMA, ELES NOS TIRAM DO SÉRIO ,NOS DEIXAM LOUCAS ,E NÃO HÁ ORAÇÃO DA SERENIDADE QUE NOS DEVOLVA A CALMA E A PACIÊNCIA ROUBADA POR ELES...
    QUANDO NÃO ESTÃO NA ATIVA TEM A MALDITA ABSTINÊNCIA QUE É OUTRA COISA DE FAZER ATÉ JÓ PERDER A PACIÊNCIA...
    NADA PARA ELES TA BOM, TUDO QUE FAZEMOS É ERRADO, TUDO QUE FALAMOS É ERRADO,E AS MUDANÇAS DE HUMOR ENTÃO???
    SÓ DEUS PARA NOS DAR MUIIIIIITA PACIÊNCIA E SABEDORIA PARA SUPORTARMOS PASSAR POR ESTA TEMPESTADE E CONSEGUIRMOS CUIDAR PRIMEIRAMENTE DE NÓS MESMAS!!!
    MUITA PAZ , PACIÊNCIA,SERENIDADE E FORÇA PARA VOCE AMIGA !!!
    QUALQUER COISA É SÓ CHAMAR, MEU EMAIL: LUCIANA_MARCELINO29@HOTMAIL.COM
    ÓTIMO DOMINGO PARA VOCE...E TAMUJUNTAS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú...É verdade. É impossível não se desestabilizar quando alguém que amamos está na ativa. Eu perco a paciência mesmo. Depois eu me arrependo, mas, na hora é quase impossível evitar. Eles são muito egoístas e possessivos. O meu marido quer que eu volte, mas, não dá um passo pra largar a maldita. Como a Sol falou, eles querem ficar com as duas e isso eu não admito. Realmente Lú, para que nós possamos viver em paz conosco e com eles, ambos devem estar em recuperação porque se não, o negócio desanda. E o estar em recuperação, não é estar somente em abstinência. Meu marido já conseguiu ficar bastante tempo em abstinência, mas, nunca em recuperação. Peço a Deus todos os dias para que toque naquele coração.
      Obrigada por estar presente. Que a paz e o amor de Deus reine em seu lar e esteja com sua família,SPH!
      Vou te adicionar no msn.
      Beijos

      Excluir
  4. Dói né, ver eles fazerem as suas próprias escolhas, escolhas essas que sabemos que é a errada, dói percebermos que não somos prioridade nas escolhas deles e que não conseguimos mais convencê-los de que estão no caminho errado, tudo porque, são eles que precisam, sozinhos perceber isso. Dói, eu sei que dói, posso dizer com prioridade que conheço essa dor, a senti do meu modo, e por Deus, como é massacrante ver quem agente ama se afastar de si próprio e se manter serena diante essa situação.
    Posso dizer que você está indo bem, pelas suas postagens, agente percebe o quão serena você tem sido, mas, não há nada d mal em surtar quando for necessário, em colocar para fora se isso for te fazer bem...Pense nisso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como dói Giu...Ver a pessoa se afundando e não ter nada para fazer. Confesso que é muito difícil entender que as coisas, nunca irão acontecer no tempo que eu quero, mas, sim no tempo de Deus.
      É um caminho muito triste,mas, que precisa ser percorrido até onde ele escolher percorrer. Espero que ele acorde logo. Peço isso todos os dias a Deus. Cara, como é difícil aceitar isso e sentir dores pela escolha de alguém.
      É amiga, sei que não sou de ferro e de vez em quando dou umas surtadinhas, mas, sinto como se tivesse perdido a razão por ter me descontrolado. Sei lá é esquisito. Na hora eu me sinto bem, porque desengasguei aquilo, mas, depois fico pensando: O que foi que eu fiz?...rsrs...
      É isso amiga. Obrigada por me acompanhar e continue voltando. Ter o apoio de todas vocês está sendo muito importante para mim.
      Beijos

      Excluir