domingo, 23 de setembro de 2012

Limites no relacionamento

Esse foi o tema da palestra, desta última sexta feira 21/09, do meu programa de recuperação. Deus falou muito ao meu coração, tanto durante a palestra quanto durante a partilha. E mais uma vez pude ter a certeza de que ele não ver sofrimento e sim felicidade plena.
Parei um pouco para refletir sobre os meus limites, porque haviam sido impostos e o quanto me afetava toda  vez que eram ultrapassados.

Os meus limites são os seguintes:

1. Não aceito mentiras
2. Não aceito drogas
3. Não aceito noites fora de casa

Tendo estabelecido os limites não posso aceitar situações que ultrapassem os meus limites. Saí de casa porque esses limites foram ultrapassados e me afetaram diretamente. Deus me deu liberdade para escolher o caminho, por isso devo sempre escolher o que Deus tem de melhor para mim. Se está ruim é porque ainda não chegou ao fim. Deus já sabia dos meus dias, mesmo antes de eu nascer e tenho a certeza de que as Suas promessas para a minha vida não se encerram em um dia triste.
Todas as vezes que eu permitir o rompimento da barreira dos meus limites, estarei de certa forma, deixando de viver o melhor de Deus; porque ficarei entristecida, magoada e sem controle das minhas emoções.
Cada pessoa é de um jeito e por isso cada uma tem o seu próprio limite, para algumas pessoas os meus limites são "fichinha" de passar e para outras já são um absurdo. Mas, olhando para os motivos que me fizeram estipular esses limites, tenho a certeza de que não conseguiria manter a serenidade, caso eles voltassem a ser ultrapassados. Por que?

1. Eu não aceito mentiras porque acredito que a confiança é a base de qualquer relacionamento. Onde não há confiança, não há espaço para um amor verdadeiro.

2. Eu não aceito as drogas. Tudo bem, ele está acabando com a vida dele, mas, a partir do momento em que estou com ele, está acabando com a minha também. No meu caso, não acredito que dê para se desligar emocionalmente, ver ele se acabando e ficar bem. Sabe por que eu falo isso? Porque eu quero um marido presente, porque eu quero ser mãe, porque eu quero que meus filhos cresçam em um lar saudável e porque eu quero que meus filhos vejam nos pais exemplos a serem seguidos. E em que momento ele poderá oferecer isso a mim enquanto estiver na ativa? Nunca!

3. Eu não aceito noites fora de casa porque ele casou comigo e não com as drogas ou qualquer outra coisa. Cada noite que ele já passou fora, era um filme que passava pela minha cabeça: Só drogas? Mulher também? Para mim, impossível aceitar isso. Não gosto nem de lembrar.

Antes de sair de casa, esses limites já haviam sido impostos a ele, porém, ele não acreditava que aquilo realmente me fazia mal e que eu iria pular do barco. E, como eu só posso mudar a mim, não posso esperar que ele se transforme e atenda as minhas expectativas. Ele também está dentro do processo, voltou para a fase da negação (acha que consegue parar sozinho e não precisa de ajuda) e eu nada posso fazer para adiantar esse ciclo. A única coisa que eu tenho certeza é que não posso viver uma vida infeliz por uma escolha que não foi minha: A DROGA! Deus me fez diferente e na minha individualidade, eu posso sim escolher viver longe disso.
Ainda acredito que a recuperação dele é possível sim, mas, tem que partir dele e por enquanto não é o que ele quer.
A minha parte continuarei fazendo, orando e buscando em Deus, para que Ele toque naquele coração. Aos meus olhos, a situação dele já é extrema e não há nada mais que ele precise perder para procurar ajuda. Mas, como o meu tempo é diferente do tempo de Deus, creio que Ele sabe de todas as coisas e no momento certo irá fazer a obra na vida daquele filho perdido.

"Deus ama o pecador, mas abomina o pecado"





 

7 comentários:

  1. É importantíssimo impor limites e se de fato eles forem ultrapassados, é necessário que alguma medida seja tomada para que eles tenham consciência de que não é brincadeira.
    Deus sabe de todas as coisas e ele sabe o que é melhor para você, ainda que você não entenda.
    A recuperação depende dele de fato e enquanto ele não buscá-la, infelizmente não podemos fazer nada.
    Fica com Deus, dias melhores virão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pela visita!
      Realmente, a recuperação é só dele. Não posso interferir em nada. Creio sim que dias melhores virão. Essa é só uma fase em minha vida. Uma fase que estou aprendendo e crescendo com as dificuldades.

      Beijos, fique em paz!

      Excluir
    2. Orei por você e pelo seu adicto essa noite! E orei pela LUCIANA também. Oro sempre por todos de maneira geral, mas citei vocês em minhas orações!
      Grande Beijo!!

      Excluir
  2. o amiga..ler seu post.abriu denovo meu olho q estava ja enxergando embassado de tanto procurar outra solução sem ser abandonar o barco....meus limites...eu preciso relembrar isso...sempre esquece jamais..eu preciso conseguir...eu preciso aceitar...q é isso que ele tem escolhido pra vida dele..e eu NADA POSSO FAZER...
    felicidades pra ti..bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Kel, vc nada pode fazer a não ser orar. Essa é a sua parte...Não esqueça nunca de satisfazer a pessoa mais importante da sua vida: Você!
      Bjs

      Excluir
  3. BOA NOITE QUERIDA!!!
    MARAVILHOSO ESTE POST,APRENDI MUITO ,CONTINUE POSTANDO O QUE TEM APRENDIDO POIS AINDA NÃO CONSEGUI ENCONTRAR UM GRUPO DE AJUDA E PRECISO MUITO APRENDER ALGUMAS COISAS...OBRIGADA E PARABÉNS!!
    BEIJOS E MUITA PAZ E SERENIDADE PARA VOCÊ!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, obrigada por passar por aqui. Saiba que também aprendo muito lendo os relatos de todas vocês. Esse espaço foi criado para isso mesmo, para ajudar em minha recuperação e servir de consolo e encorajamento a outras que sofrem pela mesma situação. Afinal, as histórias são sempre bem parecidas. Ainda tenho muito o que aprender amiga, mas, creio que estou no caminho certo e com a ajuda de Deus, tenho a certeza de que vou conseguir a vida abundante que Ele tem para mim. É sempre isso o que desejo para você e para todas também ,porque juntas somos mais fortes! E todas temos um só objetivo: nos encontrar além da codependência.

    Um beijo Lú, paz e serenidade SPH!

    ResponderExcluir