sábado, 6 de outubro de 2012

O desligamento emocional

Desligamento: Como é difícil! Se alguém tiver a receita me passa aí...rsrs
É isso...a verdade é que a minha recaída tem sido intensa e não vejo forma de levantar quando chega no ponto: a recaída dele. Passo a maior parte do meu dia pensando no tipo de vida que ele está levando. Para mim é triste demais vê-lo dessa maneira. Isso me afeta e muito.
Eu sei que a insanidade tomou conta da cabeça dele,mas, será que nem por um minuto ele pensa nisso?! Em tudo que ele está perdendo e ainda vai perder? Tem um ótimo emprego em uma grande empresa, que por sinal, acredito que ele nem tenha mais, pois, quando terminar a licença dele eu acho que vão mandá-lo embora. Esse já é o seu 2º afastamento. A empresa ajuda na primeira vez, não quer se levantar, vai pra rua. Infelizmente, a empresa tem que priorizar os seus lucros, enquanto ele não quer, tem um monte querendo entrar no lugar dele. E é isso o que provavelmente irá acontecer. Que seja feita a vontade de Deus.
Bom, eu sei que eu tenho falado muito sobre a minha recaída, a falta de desligamento e as vezes até acho que fica repetitivo. Mas, aqui eu quero demonstrar a realidade do que está se passando comigo. De vez em quando dou umas voltadas nos meus posts e comentários recebidos. Isso me ajuda muito.
Tem dia que eu tô bem, tem dia que eu tô mal e o objetivo do blog é esse mesmo: Falar exatamente como me sinto, sem mentiras ou máscaras. Esse é um local que me sinto segura para ser quem eu sou, pois sei que sou acompanhada por meus iguais, por pessoas que me entendem e me ajudam sem me julgar. Obrigada a cada um de vocês pela paciência, vocês me fortalecem. Um dia lá no futuro , quero voltar às minhas primeiras postagens e falar: Eu já passei por isso! Passei!!! E hoje estou aqui, feliz e realizada. Como Deus é bom!Sim, eu sei que ele é bom e sei também que ele tem o melhor para mim. Essa é uma das únicas certezas que eu tenho: EU VOU VENCER TUDO ISSO!
Mas, para que a vitória chegue, tem a batalha né?!E é essa que eu tô vivendo hoje. A minha batalha , a minha luta é contra algo que me consome: a minha codependência.
Eu procuro entender, procuro ler artigos e blogs, procuro falar sobre isso, mas, na prática o bicho pega. Pega porque falar é fácil,mas, fazer...é outra história...

Hoje, 06 de outubro de 2012, 20h30. Noite agradável. Sempre fazíamos algo nas noites de sábado.
Sinto falta do meu marido. Sinto falta do que um dia ele já foi para mim.
Meu Deus como é difícil segurar a barra.

Eu estou mal desde ontem. Vieram me falar que todos os dias o veem na biqueira junto aos mais drogados possíveis. Não pude acreditar. Ainda achava que ele fazia as coisas meio que nas escondidas.
Já chorei demais. Passei o maior parte do meu tempo pensando no que posso fazer para tirá-lo dessa situação. Passar na biqueira e brigar com ele? Internação involuntária? Pedir a separação e dar outro choque nele?
Como eu queria poder ajudar. Não tô conseguindo vê-lo nesse estado deplorável.
Ontem eu o vi. Fui falar com a mãe dele, pois ela tinha me pedido um favor. Cheguei lá ele estava trancado no quarto. Demorou uns 10 minutos pra sair. Não o reconheci.
Magro, velho, olhos vidrados e arregalados. ACABADO!
Aquela imagem ficou na minha cabeça. Impossível não sentir a dor. Impossível não sofrer ao ver a pessoa amada se destruindo aos poucos.
Eu sei que eu não tenho o que fazer, a não ser pedir para Deus trabalhar na vida dele e falar com ele. Mas dói, dói muito...
Eu ainda não estou preparada.
Ele disse que ia me ligar hoje cedo para passear com os cachorros. Não ligou.
Ele me convidou para ir ao cinema hoje. Esqueceu.
Acabou de me ligar, dizendo que ficou o dia inteiro esperando a minha ligação. Disse a ele que o combinado foi outro. Ele ficou quieto.
Até nas conversas, ele não admite que está errado. Se foi ele quem combinou de ligar para mim. Por que ele me liga acusando de não ter ligado para ele?
Ele gosta de me manipular, percebo isso nos pequenos detalhes, como no da ligação por exemplo.Eu ainda caio em algumas, mas, tô aprendendo a reconhecê-las e evitá-las.

Seus pais foram viajar e ele ficou sozinho em casa. Tenho medo de que ele se afunde de vez. Percebo que a cada dia que passa, a situação dele piora.Que Deus o proteja!

Quanto a mim...preciso caminhar, preciso me desligar. Sei que não posso estacionar aqui. Que Deus me dê forças!


"O desligamento emocional é algo muito mais profundo do que simplesmente o ato de admiti-lo. É aceitar a escolha de cada um, sem querer interferir ou controlar os resultados..."

10 comentários:

  1. QUERIDA AMIGA ,UM GRANDE ABRAÇO!!
    ESTAREI ORANDO POR VOCÊ PARA QUE DEUS TE AJUDE A CAMINHAR E TE DE FORÇAS PARA PASSAR POR ESTE MOMENTO TÃO DIFÍCIL...POREM AMIGA,NÃO SE SINTA CULPADA PELAS ESCOLHAS QUE INFELIZMENTE SEU MARIDO FEZ, VOCÊ DEU O SEU MELHOR,E VOCÊ SABE QUE A RECUPERAÇÃO DELE NÃO ESTA EM SUAS MÃOS,INFELIZMENTE NÃO PODEMOS FAZER NADA ALÉM DE ORARMOS POR ELE E ENTREGA-LO NAS MÃOS DE DEUS,CONFIE EM DEUS QUERIDA,ELE TEM O TEMPO CERTO PARA TODAS AS COISAS...
    ESTAREI AQUI ORANDO POR VOCÊ E PRINCIPALMENTE PELO SEU MARIDO PARA QUE DEUS DE FORÇAS A ELE E QUE ELE POSSA ENXERGAR QUE PRECISA URGENTEMENTE SAIR DESTE CAMINHO...
    QUE DEUS COLOQUE MUITA PAZ NO SEU CORAÇÃO!!!
    COM TODO MEU AMOR.LUCIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Obrigada por suas palavras de conforto. Realmente é no tempo de Deus que as coisas acontecerão. Não adianta eu querer forçar a barra, mas, sabe como é aquela cabecinha de codependente né? Sempre querendo dar um jeitinho. Vou tentar centrar em mim e seguir em frente.

      Beijos querida.

      Excluir
  2. Boa Noite amiguinha, em primeiro lugar que Deus de paz e tranquilidade ao seu coraçao. Amore, neste momento queria lhe dizer que não repousa sobre vc nenhuma responsabilidade sobre os dissabores do seu marido, tudo foi uma questão de escolha por parte dele e tecnicamente falando, o desligamento é a melhor opçao no momento. Agora amiga, queria dar meu exemplo pessoal, pois se eu pudesse voltar no tempo, e ver o Ni na mesma situaçao do seu esposo, nao iria brigar, nao iria terminar o relacionamento, iria ate a familia dele e pediria a internaçao involuntária JÁ, sabe o porque? Nas ruas, no uso, seu esposo nao estara a aprender nada que o auxilie nesse momento, ele so vai aprender quando for preso, espancado e ficar louco sem a droga, e eu acredito que dentro de uma clinica confiavel, limpo, sobrio, com atendimento medico e psicologico ele tera muito mais a aprender. E vai doer para ele sim, pois ninguem quer fazer nada contra a sua vontade, mas ele tera a oportunidade de aprender com esta dor também, nao e so nas ruas que ele vai sofrer e entender que tem que ficar longe das drogas, numa internaçao desse tipo também , e em nenhum dos casos os resultados sao garantidos. Mas neste momento ele provoca risco pra propria vida dele pois ele ja revelou tendencias suicidas. Amiga, peço perdao se invado seus limites, mas a vida dele vale muito, e se ele nao esta conseguindo conduzi-la, precisa de uma intervençao sim e do apoio daqueles que o amam, e mais para frente, sobrio, ele pode escolher se quer trilhar a recuperaçao ou se entregar a este estado mental novamente, mas peça a familia dele que ajude ele a ter essa escolha nas maos novamente. Pois esse dinheiro que ele esta a torrar com crack seria muito melhor aplicado em uma clinica. No mais, o que vc decidir lhe apoio incondicionalmente e cada dia lhe admiro muito mais. Grande abraço e fica com Deus! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Então...Eu estou pensando muito no que você falou. Tenho vontade de fazer uma intervenção sim, mas sei que se eu conversar com "jeitinho" ele aceita a internação, porém, o único problema é que se eu der o meu "jeitinho" ele continuará condicionando sua recuperação a mim. E só Deus sabe como eu não quero carregar essa responsabilidade, já fiz isso uma vez e me dei muito mal. Embora ele estivesse lá em tratamento eu me sentia culpada por fazê-lo ir. Ele também me fazia sentir dessa maneira, pois dizia que não precisava de tratamento e que só estava lá por causa de mim. Consequência: Quase todas as suas recaídas foram também por causa de "mim". Amiga, eu sei que essa é uma oportunidade para ele, mas, não sei se EU estou preparada para arcar com as consequências. Amanhã ele vai lá conversar com o Pr., vou esperar para ver o que ele irá lhe propor.
      Um beijo amiga, obrigada por estar comigo.

      Excluir
  3. "Seria como deixá-lo, vendado, seguir em rumo a um abismo."
    http://www.clinicasderecuperacao.com.br/informativo/verdades-sobre-internacao-involuntaria/

    ResponderExcluir
  4. oi amiga...sei como é dificil..precisei de 6 anos...pra começar a me desligar e acho q só agora q to realmente conseguindo...olha involuntaria seria bom, mais se os pais dele o internassem, se vc tomar a frente se prepara que ele vai rpa cima de vc com tudo se quiser sair e vc não deixar...muito do comportamento do meu marido comigo é por raiva de ter obrigado ele a ficar la...o ideal seria os pais dele fazerem isso..se vc quiser arriscar se prepare pra enfrentar a situação depois..pq dói..meu marido até hoje condiciona a recuperação dele a mim...aos pouquinhos to tentando deixar an cara dele que é por ele...aos pouquinhos ele enxerga e depois cega...sempre será aos pouquinhos...eu só consegui me desligar dele depois de ter quebrado a cara de todas as formas...pense nisso...talvez se vc se afastasse dele..sem ve-lo conseguiria seguir sua vida..o que os olhos não veem o coração não sente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kel,
      Também acho que isso é algo que eu preciso deixar para os pais dele. Não posso e não quero assumir essa responsa.Você também sabe o quanto dói ficar levando na cara e se sentir cada dia mais responsável pela reuperação dele. Acho que se eu meter o bico dessa maneira, somente o deixarei mais dependente de mim, porque ele usará a inetrnação para me manipular e fazer com que eu fique com ele. Eu sei! Ninguém obriga ninguém a nada, mas, sabe como é a cabeça de uma codependente né?!...rsrs...
      Com relação a me afastar...Tem horas que eu gostaria de fugir do planeta terra...rs... E acho que é bem isso mesmo que você falou mesmo: o que os olhos não veem o coração não sente.
      Ver isso tudo faz o meu coração doer tanto!
      Beijo amiga

      Excluir
  5. Bom dia amiga, imagino a sua dor! Apesar de não estar totalmente desligada, vivo o só por hoje e só por hoje funciona!!
    Não tem palavras que descrevam o sentimento de dor ao ver a pessoa amada se afundar, mas você não pode se afundar junto!
    Infelizmente não podemos fazer nada por eles, somente amar, orar e ajudar, mas somente se ELE quiser ajuda!!
    Tenha fé em Deus, tenha calma, isso vai passar!
    Você não está sozinha, tenha certeza disso!!
    Beijão!! Feliz 24 horas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida, realmente dói muito ver isso. Mas, o que posso fazer? Não sou Deus, portanto não serei motivo ou cura para sua adicção.
      Tenho tentado viver o SPH, mas, de vez em quando dou umas escorregadas. Acho que faz parte né?...rsrs...
      Beijos e bom dia pra você.

      Excluir
  6. Olá! Agradeço a Deus por estar lendo o seu blog nesse momento e me identificando com cada palavra. Namorei um adicto e o nosso namoro foi interrompido pelas recaídas e internação. Passei momentos terríveis, crises de choro, desânimo, solidão, salas de auto-ajuda, terapia e medicações. Tudo isso enquanto ele estava internado. Deixei de visitá-lo e de ligar, pois estava me fazendo mal. Afastei-me, pois queria que ele percebesse que a recuperação deveria acontecer por ele, e por mais ninguém. E depois de alguns meses, ele saiu. Voltou para casa e parece mais seguro e convicto de sua recuperação. Enquanto eu, que estava tentando melhorar e também cuidando da minha recuperação como codependente, estou super confusa em vê-lo bem e por lutar contra a minha vontade de estar junto dele novamente. Tenho consciência que a nossa relação não é boa, que não somos um para o outro. Até já conversamos sobre isso. Mas estou confusa demais. Amanhã é o aniversário dele e como eu já quis que esse momento fosse feliz. Agora ele está lá e eu cá, me defendendo de mim mesma e das minhas vontades. Tento conformar-me pensando que conviver com um adicto é como segurar uma bomba-relógio! E pensar assim me deixa mal, afinal tudo o que queremos é que eles fiquem limpos e bem! Nesses 2 meses em que ele está limpo, tem sido uma luta diária contra a minha razão manter-me afastada.

    ResponderExcluir