sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cuidar de mim...

Sexta-feira, 12 de outubro de 2012. Finzinho de feriado. Por aqui chove e faz muito frio.

A cada dia que passa posso sentir o toque de Deus em minha vida. É incrível como o seu cuidado me conforta e me traz a certeza de que tudo dará certo.

Hoje estive conversando com minha irmã. Essa semana ela foi diagnosticada com câncer de mama; e como é natural está muito abatida com isso; nunca esperamos uma notícia dessas na nossa vida e nem na nossa família, mas aconteceu, e tenho certeza de que Deus também está cuidando dela de uma maneira muito especial e creio que ela vai superar tudo isso da melhor maneira possível.
Ela foi casada por 15 anos com um dependente químico, teve duas meninas lindas ( a tia coruja..hehe) e há uns 3 anos está separada. Hoje vive um relacionamento com alguém que a entende, apoia e ama da maneira como ela é...Que está com ela no momento em que ela mais precisa. Fico feliz por isso!
Enquanto conversávamos entramos no papo de DQ, disse a ela como eu estava e aí ela começou a relatar a vida dela também.
Quando ela casou já sabia que ele era dependente químico e apesar de nunca ter usado nada, admitia que ele usasse dentro de casa. O que acontece é que quando as crianças nasceram, as coisas começaram a mudar de figura. A minha irmã não queria que as meninas vissem o pai fazendo aquilo, por questão de exemplo mesmo. Muitas brigas, términos e reconciliações sucederam após isso; mas, o fato é que ele nunca deixou de usar droga. Quando tinha vontade puxava um cigarrinho de maconha no meio da sala, sem se importar com a presença das filhas e da esposa. Assim ele faz até hoje.
Quando cheirava começava a ter alucinações e achava que tinha gente perseguindo. Minha irmã colocava as crianças para dormir e ficava vigiando ele, para saber se estava tudo bem. Ele cheirava a noite toda. Segundo ela, quando chegava 6 horas da manhã ele falava para ela ir deitar que ele ia cheirar a última carreira, mas, era mentira dele. Ele continuava o dia inteiro e quando parava dormia o restante o dia até varar o outro. Minha irmã sofreu demais.
Foram 15 anos de promessas não cumpridas. Eu vou parar e nunca parava. Eu vou mudar e nunca mudava. Ela se afundou junto com ele. Minha irmã não tinha alegria nos olhos, tão jovem e tão bonita entregue a um destino triste daqueles. As filhas sempre a impediram muito de terminar com tudo antes. Ele chegou a sair de casa várias vezes, mas, as meninas sentiam falta do pai que se reaproximava com todas as falsas promessas e lá estava ela entregue ao próprio destino novamente. Minha irmã não era feliz. Era nítido, conseguia ver em seus olhos.
Uma hora ela se cansou e disse: Eu não quero mais! Agora é para sempre!
Ela nunca ouvira falar no termo codependência, tão pouco sabia que fazia parte do grupo. Mas, com sua determinação e vontade de vencer a vida, foi em frente e dessa vez, ninguém a impediu. Nem mesmo suas filhas. Ela deu um passo de cada vez. Sofreu muito no começo, mas, já sabia o que queria e não queria.

O que fiquei pensando é o seguinte: Já está comprovado que o câncer está diretamente ligado a causas emocionais como:  depressão, stress, sentimentos reprimidos etc...
Fiz uma ponte entre tudo o que a minha irmã passou e o seu diagnóstico. Tenho a certeza de que as situações estão ligadas. Durante todos esses anos, ela não conseguiu expor os seus sentimentos, sempre pensava mais nos outros que nela própria e com isso a sua vida PASSOU...E ela não se cuidou. Não cuidou das suas emoções e não cuidou do seu maior bem: a sua própria vida.

Ela não se intromete e não dá palpites na minha vida. Apenas diz: Você viu o que eu passei em 15 anos, cabe somente a você decidir qual é o futuro que você quer.
Eu não quero esse futuro. Eu não quero nadar, nadar e morrer na praia . Para MIM é inevitável viver com uma pessoa e não se ligar emocionalmente. É claro que se estiver junto ficarei esperando que um dia ele vai se cansar da droga e acordar para a vida. É impossível não pensar dessa maneira. Com isso deixarei de cuidar de mim e negligenciarei minha vida em favor de uma outra que não me pertence. Ainda busco o equilíbrio em minha mente, mas, confesso que é difícil de encontrar. Não sei se para mim é possível traçar essa linha entre o cuidar e o cuidar-se.
Tudo o que eu mais quero nessa vida é paz...Paz de espírito, paz no coração.
Quero deixar de entregar a minha vida nas mãos de quem não pode cuidar;
Quero deixar de esperar ansiosamente pela cura do meu esposo;
Quero deixar o problema dele com ele e o meu comigo;
Quero aceitar e entender que a minha parte já foi feita e que sou impotente quanto ao resto;
Não tenho super poderes...
Quero ser feliz, quero continuar com os meus planos, quero ser mãe...

Mas isso também não está só comigo...Continuarei fazendo a minha parte e Deus terminará, pois somente Ele sabe a hora e a ocasião,eu nada sei...


"Pois Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1.6 

2 comentários:

  1. Poxa amiguinha, que exemplo e esta tua irma, espero que essa doença passe sem grandes transtornos a ela. A historia dela é muito bacana, é um grande exemplo a ti, mas se lembre que vc jamais agiria como ela pelo conhecimento e postura que vc aplica a tua vida. E esperamos que o teu esposo acorde e nao aja mais como ou pior do que o ex marido dela. Tenho certeza de que o final de vc`s nao sera igual ao deles, juntos ou separados, vc nao deixara essa doença lhe corroer e deixar um cancer em seu coraçao. Continuo a torcer por ti e acreditar de que esta no caminho certo, continue orando a Deus que ele desperte o sentimento de mudança ao seu marido e a familia dele. Forte abraço e fica firme na luta heim? Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga! É verdade a minha irmã é um grande exemplo do que eu quero e não quero.
    As pessoas são diferentes sim e sei que não agiria e não aceitaria metade do que ela aceitou. Mas, ao mesmo tempo penso no quanto essa nossa doença é traiçoeira e quanto nos modificamos com medo de enfrentar e aceitar a realidade. Sou a prova viva disso. Estiquei muito os meus limites, aceitei coisas que qualquer mulher "normal" não aceitaria e a única certeza que tenho é que não quero passar por tudo novamente.
    Parece que quando eu estava dentro do relacionamento, era simplesmente mais fácil aceitar que gerar uma crise. O que acontece é que eu poupava o meu esposo das minhas reclamações e lamúrias, mas, a cada dia me matava por dentro. Era infeliz por não poder ser eu mesma e buscava a felicidade onde eu jamais poderia encontrar: fora de mim.
    Usava máscaras para fazer o meu marido feliz e para mostrar aos outros que estava tudo bem e, de certa forma mesmo sem saber, era isso o que a minha irmã sempre fez.
    Estou lutando amiga! Lutando mesmo para que eu possa vencer esse mal antes que seja tarde demais.
    Que Deus também possa conceder a sabedoria ao meu esposo.
    Um beijo, fica com Deus e curta cada momento da sua vida, seja feliz em cada oportunidade. Você é uma menina linda e cheia de vida aproveite-a da melhor maneira possível! ;)

    ResponderExcluir