domingo, 28 de outubro de 2012

Codependência e Vida Cristã


Domingo, 28 de outubro de 2012. Dia de  sol e muuuuito calor por aqui.


Por aqui as coisas vão caminhando. Coisas boas aconteceram e coisas não tão boas também. Ainda estou tentando assimilar tudo. Estou em um momento de introspecção, aprendendo a olhar para dentro de mim e perceber definitivamente o que é melhor para mim. 

Estou lendo uma apostila sobre codependência feita pela minha terapeuta, que também é cristã. Percebi o quanto a minha visão de ajudar o próximo estava distorcida pela minha codependência.
Resolvi compartilhar aqui com vocês, pois achei bem interessante.

"Codependentes sempre põe outros em primeiro lugar antes de cuidarem de si mesmos". (Os cristãos não têm que por os outros em primeiro lugar?). 
"Codependentes entregam-se completamente." (Cristãos não devem fazer o mesmo?)
"Codependentes martirizam-se a si mesmos". (O Cristianismo honra seus mártires).
Essas afirmações tocam uma campainha conhecida, não é? Então, como podemos distinguir entre a codependência - que não é saudável nem para os codependentes nem para seus dependentes - e a fé amadurecida, que é saudável?
A codependência diz:
  • Eu  tenho pouco ou nenhum valor
  • Outras pessoas e situações têm todo valor
  • Eu devo agradar outras pessoas independentemente do custo para mim ou para meus valores.
  • Eu devo me por à disposição para ser usado (a) por outros sem protestos
  • Eu devo me entregar.
  • Se eu exigir qualquer direito meu, estarei sendo egoísta.
Jesus ensinou o valor do indivíduo. Ele disse que amemos os outros como a nós mesmos, e não mais que. O amor a si mesmo forma a base para amar os outros.  
As diferenças entre uma vida de serviço e a codependência tomam várias formas. As motivações diferem. A pessoa serve ou está disponível para outros por livre escolha ou porque ela se considera sem valor? Ela procura "agradar pessoas"? Ela age movida por medo e por culpa? Ela age movida por uma necessidade de ser necessária? (o que significa que ela, na realidade, usa a outra pessoa para atender suas próprias necessidades; o ajudado se torna um objeto para ajudar o ajudador alcançar seus próprios alvos).
  • O serviço deve ser uma escolha ativa. A pessoa age; os codependentes reagem.
  • O comportamento codependente é adictivo e não equilibrado. As adicções controlam a pessoa em vez de a pessoa estar no comando de suas próprias vidas.
  • Codependentes têm um senso de limites muito fraco; eles ajudam outros inapropriadamente (quando criam dependência em outra pessoa em vez de mover essa pessoa em direção à independência).  Eles têm dificuldades em estabelecer limites para si mesmos e permitem que outros invadam seus limites.
  • O senso de autovalor do codependente está ligado ao ajudar outros; o Cristianismo diz que uma pessoa tem valor simplesmente porque é um ser humano que Deus criou e ama. O autovalor de uma pessoa é separado do trabalho que alguém faz ou do serviço que presta.
  • Codependentes têm dificuldade em viver vidas equilibradas; doam-se a outros em negligência de seu próprio bem estar e saúde. A fé cristã apela para uma vida equilibrada e de cuidado para consigo mesmo.
  • A ajuda dos codependentes é sem alegria; o serviço cristão traz alegria.
  • Codependentes são impulsionados por suas compulsões internas; os cristãos são dirigidos por Deus e podem ser livres da compulsividade, sabendo que Deus produz os resultados finais.
Características da codependência
  • Meus sentimentos agradáveis sobre quem eu sou derivam de ser amado por você.
  • Meus sentimentos agradáveis sobre quem eu sou derivam de receber a sua aprovação.
  • Sua luta afeta minha serenidade. Minha atenção mental foca-se em resolver seus problemas ou no alívio de sua dor.
  • Minha atenção mental foca-se em agradar você.
  • Minha atenção mental foca-se em proteger você.
  • Minha auto-estima é melhorada por resolver seus problemas.
  • Minha auto-estima é melhorada por aliviar sua dor.
  • Meu próprio lazer e meus interesses são postos de lado. Meu tempo é aplicado partilhando seus interesses e lazeres.
  • Seu vestir e sua aparência pessoal são ditados por meus desejos uma vez que eu sinto que você é um reflexo meu.
  • Seu comportamento é ditado pelos meus desejos uma vez que eu sinto que você é uma reflexão minha.
  • Eu não tenho noção de como eu me sinto. Mas tenho noção de como você se sente.
  • Eu não tenho noção do que eu quero, mas pergunto o que você quer. Eu não tenho noção das coisas, mas eu as tenho por certo.
  • Os sonhos que tenho quanto ao meu futuro estão ligados a você.
  • Meu medo da rejeição determina o que eu digo ou faço.
  • Meu medo de sua raiva determina o que eu digo ou faço.
  • Estou acostumado(a) a dar como uma forma de me sentir seguro(a) em nosso relacionamento.
  • Meu círculo social diminui à medida que me envolvo com você.
  • Eu deixo meus valores de lado para estar conectado(a) com você.
  • Eu valorizo sua opinião e modo de fazer as coisas mais que as minhas próprias.
  • A qualidade de minha vida está em relação direta com a qualidade da sua.
A Ética cristã de servir ao próximo fica distorcida pelo codependente, porque coloca o outro em primeiro lugar, além do que o servir é compulsivo e não escolha. É a compulsão de cuidar, para preencher o vazio. "Amarás o próximo como a ti mesmo".
Jesus nunca alimentou dependência de ninguém. Ele amava as pessoas, apontava o caminho certo, mas deixava que cada pessoa tomasse a decisão por si mesma, não controlava ninguém, as pessoas eram livres para segui-lo ou não. Jesus nunca "facilitou" a vida de ninguém. Este é o verdadeiro evangelho.

4 comentários:

  1. Nossa, maravilhoso esse post, me vi em quase todos os pontos.
    Olhar para dentro de nós mesmo é muito importante, pois só quem conehce os males que tem pode "curá-los"!
    A sua apostila foi postada na integra? Tenho super interesse, amiga! Será que você poderia me passar? Adoraria!
    Altamente esclarecedor o post de hoje! Ameei!!
    E é como você mesma citou: A codependencia "É a compulsão de cuidar, para preencher o vazio."!!

    Desejo-lhe bons momentos!!
    Feliz 24 horas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luii,
      Então... na verdade essa é a única parte que eu tenho digital, o restante é só no papel mesmo. Se não fosse tão grande te passaria por email, mas, com relação a vida cristã essa é a única parte a que ela se refere; o restante ela fez uma junta de vários livros: Co-dependência nunca mais (Melody Beattie), Mulheres que amam demais (Robin Norwood) e outros.
      Esses dois eu já li e super indico, me ajudou bastante na questão de conhecimento interior. Você pode comprá-los no site www.estantevirtual.com.br. Esse site site só vende livros usados (em bom estado) a preços bem em conta. Virei freguesa. hehe...Depois dá uma passada lá.
      Beijos, qualquer coisa é só chamar ;)

      Excluir
  2. POST MARAVILHOSO AMIGA...AMEI ,REALMENTE MUITO ESCLARECEDOR..
    ÓTIMA SEMANA PARA VOCÊ E MUITA PAZ E SERENIDADE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú...Verdade. Também me identifiquei bastante. Serve para conhecer um pouco mais do que Deus espera de nós.

      Beijos e bom feriado.

      Excluir