quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Quebrando o ciclo

Me lembro quando comecei a fazer a terapia.Primeiro fui para um grupo de apoio e depois fui até o consultório de uma psicóloga. Ainda que não tivesse muita clareza do que se passava, tinha a certeza de que algo precisava mudar, e que se meu esposo pouco se importava por sua recuperação, que começasse então por mim, sempre pensando no seguinte: se eu mudar, ele vai mudar. A partir do momento em que percebi que a minha codependência somente acentuava o grau de dependência de meu esposo, decidi soltar a corda, com o objetivo de que ele realmente pudesse enxergar o seu fundo de poço. O fato é que hoje, ainda que bem pequeno, ele está dando um passo para ficar longe das drogas e fico muito feliz porque dessa vez ele não foi por causa de minhas manipulações e sim com suas próprias pernas. A escolha foi dele!
Ontem nos falamos por telefone, pediu para que eu ligasse para ele, precisava falar comigo, a conversa foi mais ou menos assim:
Ele: Oi tudo bem? Como estão as coisas por aí e o trabalho?
Eu: Tudo bem graças a Deus, caminhando.
Ele: Tem ido ver as crianças? (os cachorros) Não deixa de ver eles não.
Eu : Tudo bem, tenho ido lá.
Ele: Sabe aquele boleto da casa? Então, já venceu e precisa pagar, você pode ver isso por favor?
Eu: Seu pagamento já deve ter caído, estou sem dinheiro e não tenho como pagar, voltei de férias agora e você já sabe.
Ele: Não caiu o meu pagamento e não tenho mais dinheiro, gastei tudo!

Cara, ele torrou todo o dinheiro dele com a maldita droga, o dinheiro de férias, pagamento, adiantamento, TUDO! Quanta inconsequência! E agora ele quer que eu pague um compromisso que é dele. Pediu para que eu tirasse o dinheiro da poupança para pagar, o dinheiro que nós estávamos guardando com muito sacrifício para o acabamento e a compra dos móveis da nossa casa nova. Isso não é justo, realmente não é justo. Não vou pagar essa conta e quando ele sair, ele que dê os pulos dele, os juros não importam, afinal ele já jogou tanto dinheiro fora, isso não vai ser nada para ele.
Uma das coisas, que eu como codependente tinha o hábito de fazer, era o de assumir responsabilidades que  não eram minhas, por muito tempo tive atitudes que não eram de uma esposa e sim de uma mãe. Superprotegi, evitei conflitos, fingi não ver coisas e assim ia me afundando junto com ele. Minha vida já não fazia sentido e tudo girava ao seu redor, em minha preocupação de fazer tudo certo para que ele não recaísse.
Nesse tempo de plena codependência, aprendi a usar máscaras para que eu me sentisse amada e principalmente para que ele não recaísse.
O ciclo da codependência é igual ao da dependência e funciona da seguinte maneira:
1-Dor de fome de amor
2-Agente viciante
3-Alívio da dor e anestesia
4- Consequências
5-Culpa e vergonha
Após o estágio 5 voltamos para o estágio 1 e então o ciclo se repete novamente.

O meu ciclo seguia mais ou menos assim:
1-Dor de infância que fazia com que eu sentisse a necessidade de cuidar
2- Cuidar do meu marido
3- Sempre resistir firmemente,acreditando que seria a última recaída de meu marido. Isso fazia com que eu tirasse o foco da minha vida e meus problemas, pois aprendi a olhar somente para ele e o problema dele.
4- Um casamento sem diálogo e sem conflitos, visando sempre o bem estar dele. Afinal, queria evitar conflitos, pois ele poderia sair para usar drogas por causa de um desentendimento bobo.
5- Me culpava por tê-lo perdoado mais uma vez e me perguntava qual seria a minha última dose. Até quando iria aguentar aquilo tudo. Toda aquela dor no peito, aquela vontade de explodir com todos aqueles ressentimentos guardados.

Hoje tenho clareza de tudo o que acontecia comigo e confesso que não quero entrar nesse ciclo nunca mais.
Hoje, mais que nunca quero me entender e me conhecer novamente. Saber quem de fato eu sou, longe da doença de meu esposo e de minha codependência.

Do amanhã? Eu não espero nada, pois sei que o Senhor fará o melhor por mim. Mesmo que ainda eu não consiga ver, sei que Se levantará em meu favor! E os planos Dele, com certeza, são melhores que os meus.
Do Hoje? Agradeço por ter chegado até aqui e por mais um dia em que aprendi a viver o SPH, sem expectativas para o futuro, apenas confiando que o Senhor fará tudo dar certo.



Um comentário:

  1. e vai dar amiga..ja está dando...acredite...Deus já esta colocando as coisas nos devidos lugares...façamos a nossa parte e quando não caber a nós a ação entreguemos nas mãos de quem sabe o que fazer..o PS...

    Bjus e fica com Deus

    ResponderExcluir