domingo, 12 de agosto de 2012

Entregando o controle

Posso descrever este momento em que estou vivendo como um período de descobertas e renovação. Estou tendo, pela primeira vez, a oportunidade de descobrir quem realmente sou e de, todos os dias, ter um novo amanhecer para fazer tudo diferente. Aprendendo a viver definitivamente um dia de cada vez. Tenho saúde, um bom trabalho, sou jovem e tenho muita vontade de vencer. Olhando para isso, percebo que tenho muito mais a agradecer que para lamentar. As dificuldades, certamente virão, mas, quem disse que a nossa vida seria somente regada de alegrias . Deus permite, muitas vezes, o sofrimento em nossa vida para que possamos nos achegar a ele, pois se não fosse isso, seria tudo muito fácil; e nós enquanto seres humanos somos muito prepotentes, não fossem as dificuldades, até esqueceríamos da existência de Deus.

Hoje é Dia dos Pais, meu esposo tirou uma licença de sua internação para passar o domingo com o pai. Não sei se ele virá me procurar. Hoje posso dizer que estou tentando tranquilizar o meu coração. Não criarei expectativas e estou disposta a aceitar as coisas como elas são e não como gostaria que fossem. Sabe, já consigo enxergar os frutos de minha recuperação, pois, tenho aprendido a descansar no Senhor e em cada amanhecer eu Lhe peço com toda a humildade que me guie e que a Tua vontade seja feita em minha vida, peço também para que Ele me liberte de tudo o que não for  Dele e definitivamente, aprendi a entregar a minha vida em Suas mãos, sem querer tirar o controle de vez em quando...
A minha vontade é realmente a de ver o meu esposo, abraçá-lo, dizer o quanto o amo e que juntos nós conseguiremos! Mas, hoje tenho plena convicção de que isso não é o melhor. Hoje acordei preparada para vê-lo ou não, para abraçá-lo ou não.
Em nossa última conversa telefônica, disse a ele que estava aqui para ajudá-lo e que o fato de ter dito sobre a sua internação (que não iria com ele e nem visitá-lo) foi a forma que encontrei para que ele enxergasse que a sua recuperação tem que ser somente por ele e não por mim. Ele disse que me entendia e perguntou se eu estava com saudades, foi aí que disse a ele que tudo o que nós vivemos durante 12 anos, não poderia ter sido apagado em 1 mês para mim, assim como não foi para ele.
O fato é que depois eu fiquei pensando nessa pergunta dele. Pensei comigo: Eu tenho saudades dele sim, mas, não tenho saudades do que ele se tornou,pois, para mim estava sendo um martírio ver a pessoa amada se afundar a cada dia mais e nada poder fazer para salvá-la. Tenho saudades do que um dia ele já foi para mim e tenho saudades até de um novo homem que EU projetei para um futuro. Agora, olhando tudo de fora percebo o quanto a minha doença me afetou. Eu vivia os meus dias com saudades do passado e expectativa do futuro, esquecendo de viver o que de mais precioso Deus me deu, o dia de hoje, o meu PRESENTE! Sei que o meu marido, nunca vai voltar a ser o que ele já foi um dia e que modificá-lo não é meu dever. Sei que se um dia, quiser ficar com ele terei que aceitá-lo da maneira como ele é, deixando que as mudanças ocorram através das atitudes dele, se assim o desejar, e a mim só restará aceitá-lo e amá-lo pois nada mais poderei fazer a não ser cuidar de mim.
Decidi que não vou forçar nenhum tipo de situação e não vou tentar modificar os sentimentos de meu esposo com relação a mim. Por muito tempo, senti a necessidade de não permitir o sofrimento dele, ainda que isso custasse a minha felicidade e me enchesse de culpas e ressentimentos. Vou deixar a vida seguir o seu curso natural, e o que tiver que ser será. Não tenho o poder de modificar nada. Deixarei o meu esposo tranquilo, ou não, com os seus sentimentos, mas, o deixarei assim para que ele possa também ter a oportunidade de descobrir-se. Não tentarei demonstrar ou manipular nada. O resto? O resto o tempo se encarrega de encaixar em seu devido lugar, não no tempo em que acho que deve ser, mas no tempo em que o Senhor preparar para acontecer.

E Só Por Hoje decido entregar o controle da minha vida nas mãos do Senhor! 

8 comentários:

  1. Parabéns pela serenidade, pela recuperação só por hoje!
    Boas 24 horas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulli, obrigada por sua visita e parabéns por sua jornada já vitoriosa, pode acreditar!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Amiga, excelente postagem! O mais importante é isso mesmo, buscar sua serenidade e auto-realizaçao, sem elas vc fica sem ter nada pra oferecer a ninguem, fico muito contente por estar acompanhando tua jornada! E espero que ele ao menos te ligue sim pois eu sei que é o qe seu coraçãozinho pede! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solzinha, feliz também por estar te acompanhando e saber que não estou sozinha no barco...Compartilhar as histórias tem sido uma das maneiras de refrigerar meu coração...Meu marido é sim, uma pessoa excelente, apesar da sua DQ, não tenho muito mais o que falar dele, pois, ele é uma pessoa de excelente coração, mas assim como você deixou de ver o Henry, eu também havia deixado de vê-lo como homem e o nosso relacionamento estava se destruindo a cada dia mais, pois me sentia com o peso e a responsabilidade por sua recuperação, talvez pelo fato de que eu não estivesse em recuperação ou talvez porque o fardo estava pesado demais.Não me arrependo dessa nossa separação, pois com isso ele teve a oportunidade de buscar um tratamento e eu estou tendo a oportunidade de viver a minha vida, com os meus tropeços e dificuldades, mas estou tentando...rsrs Feliz também por ver tua foto :)
      Beijos!

      Excluir
  3. oiii...quando chegamos a conclusão que queremos mudar é como se uam venda caisse né?..rs pelo menos eu senti assim...
    Eu tive todos esse sentimentos de raiva em relação ao meu marido...e confesso que se ele tivesse ainda do mesmo jeito..seria dificil..não me afetar..
    Um dia me disseram...que meu marido foi uma pessoa antes da adicção, é outra pessoa durante a adicção e será uma nova pessoa em recuperação, eles nunca mais serão os mesmos, serão diferentes, cabe a vc quando isso acontecer perguntar pro seu coração se vcs ainda tem chances...se tiver sejam felizes, se não seja feliz da mesma forma...

    Parabéns pela sua recuperação.. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Kel, um sentimento de libertação surge em meu coração a cada venda que cai.
      Assim como os nossos amados nunca mais serão os mesmos, nós também não seremos as mesmas depois de termos iniciado o nosso processo de recuperação. Acredito que cabe a aceitação mutua, pois, eles também podem não conseguir lidar com a nova mulher em que nos tornamos, por isso, que é fundamental que a recuperação seja contínua para os dois lados. E que o mais importante de tudo, seja o melhor para cada um.
      Sofria muito ao ouvir meu marido me dizer que só queria que as coisas voltassem a ser como quando nós nos casamos. Em meu peito, sentia a dor de saber que aquilo não seria mais possível, embora essa fosse a vontade de ambos, a adicção e a codependência tinha mudado tudo e a partir de então, veio a necesidade de um novo estilo de vida.
      É isso amiga, a realidade é doída, mas precisa ser encarada de frente.
      Um beijo!
      Fique com Deus.

      Excluir
  4. Nao ser nós mesmas as vezes é bom.... Pode parecer ironico mas hoje agradeço por ter cruzado a vida de um dep quimico, agradeço por poder ter aprendido tanto com ele e comigo... foi doloroso, mas hoje me orgulho do aprendizado que as cicatrizes deixaram...
    Te amo companheira! Boas 24hs!

    ResponderExcluir
  5. É verdade Cici, como diz a minha terapeuta: Não há perdas sem ganhos. Em todas as dificuldades que nós passamos, sempre tem algum aprendizado que nos torna mais maduras e experientes. Tudo acaba fazendo parte de um eterno aprendizado.

    Beijos, obrigada pela visita! ;)

    ResponderExcluir