quarta-feira, 28 de novembro de 2012

As formas de manipulação...

Bem...antes eu era muito de cair nas manipulações dele, ,mas, agora já tô ligada e consigo perceber os seus joguinhos. Hoje, é mais difícil pra cair, pois, consigo identificar certas atitudes. Ele me conhece bem e sabe o que é preciso fazer para me agradar ou que era preciso, pois, agora não é mais.
Estava analisando as seguintes situações:

- Sempre pedi muito pra ele pegar firme com esse negócio de igreja, pois, eu acredito que uma das formas  para se ter um lar saudável é se apegando ao um Deus maior. E ainda quero muito isso, poder sentar com os meus filhos e falar sobre o amor de Deus em nossas vidas e que sem eles não somos nada. Não sou nenhuma beata, nunca pedi para ele ficar lendo a bíblia comigo, apenas queria que ele participasse mais, para que assim pudéssemos introduzir nossos filhos em um caminho de paz.
Ele normal: Não quero ir, não gosto da igreja, não gostei do que fulano falou, o Celebrando a Recuperação não funciona pra mim, não gostei de ir lá falar com o Pr. Etc...

Ele me manipulando: Vou para o culto hoje, vou servir no ministério, vou fazer o Celebrando a Recuperação, vou conversar com o Pr., vou procurar um PG (Pequeno Grupo) pra mim ....

- Da última vez que falei que iria conversar com a advogada para agilizar a situação. Ele me disse para esperar ele sair da internação.
Ele me manipulando: Já decidi que eu vou me internar. Eu preciso de ajuda. Me espera e a gente conversa assim que eu sair. Aí você decide.

Eu: Caí! Haha
-Ultimamente tem ficado o dia inteiro na biqueira. Eu ainda não vi, graças a Deus, mas as pessoas o veem, principalmente minhas irmãs que fazem aquele caminho.

Ele me manipulando: Oi amor já ganhei mais uns quilinhos. Oi minha rainha tem como você me visitar hoje.
Eu: Sabe aquela situação em que você já sabe de toda a história e sabe que a pessoa tá ali tentando te fazer de “boba” e acreditar que ele tá se recuperando.

- Ele me diz que a vida dele perdeu o sentido depois que o deixei
Ele me manipulando: Sem você eu não tenho motivos para sair disso. Sem você a minha vida acabou, eu não quero mais viver. Me deixa que eu vou me acabar nessa m* mesmo.

Eu antes: Como boa codependente me sentia necessária e indispensável para a existência dele. Entregava-me de vez, acreditando que alguém jamais me amaria dessa maneira ou quando não me entregava, sentia-me culpada por estar causando tanto sofrimento a ele.
Eu agora: Já dei todas as chances e condições. Ele não quis aceitar. Não posso ser o escudo dele, pois ele tem que crescer e aprender que enquanto ele escolher a droga perderá tantas outras coisas. Se ele quer continuar nesse mundinho fantasioso de que a droga não trará nenhuma perda, não serei eu aquela a sustentar isso.

Hoje quero cuidar da vida que Deus me deu. Vou o deixar viver a dele.
Se ele quer se acabar com isso. Eu não quero.
Há muita vida pela frente e tenho certeza de que vou superar isso.
Minha psicóloga me disse uma coisa bem interessante quando questionei sobre a instituição do casamento por Deus.
“Deus é um Deus de amor de perdão. Se ele perdoa um homem que mata, por que você acha que ele não vai perdoar um casal que não deu certo? Ele te amará do mesmo jeito! E mais...Ele veio para que nós tenhamos vida e a tenhamos em abundância, ou seja, você acha que se Ele tivesse que escolher ver um ou dois filhos Seus se matando, o que você acha que ele escolheria?! Salvar pelo menos um, é claro né?!”
Sim! A vida dele tem muito valor e ele é tão amado por DEus quanto eu sou...
Deus não se alegra com o nosso sofrimento. Ele não quer que nós vivamos somente por viver, mas, sim para desfrutar a Sua mais perfeita vontade sobre nossas vidas. E enquanto essa  existir devemos sim desfrutá-la da melhor maneira possível. Não importa se os outros não querem isso, o importante é que nós queremos e podemos sim viver o melhor de Deus!

4 comentários:

  1. Parabéns amiga...realmente você encontrou o caminho da sua recuperação...Eu hoje também penso exatamente como você,só assim aprendi a me amar e me dar valor.Realmente sua psicologa tem toda razão,creio que Deus jamais quer ver seus filhos infelizes e você é muito amada por DEUS amiga...
    Você fez o possível e o impossível para ajuda-lo,mas o único que realmente pode fazer um milagre na vida dele é DEUS,se assim ele permitir,desejo do fundo do meu coração que ele encontre o caminho de sua recuperação e possa realmente sair desta,mas isto cabe somente a ele decidir...
    Viva sua vida plenamente feliz e em paz sabendo que sua parte você fez amiga.

    Beijos...

    FIQUE COM DEUS E CONTINUE COM ESTA SUA SERENIDADE E PAZ QUE DEUS LHE CONCEDEU!!!

    TAMUJUNTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, também peço muito a Deus para que Ele possa ajudá-lo a encontrar esse caminho, que depende somente dele querer, pois, Deus nunca forçou e nem manipulou ninguém para seguí-lo. Penso sempre que ELe nos deu o livre arbítrio, inclusive na decisão de seguí-lo ou não.
      Beijo amiga...TMJ!

      Excluir
  2. não é possivel...eles são gemeos..hahahaha

    Sobre o que disse do casamento...complementando...as coisas de Deus são espirituais e não materiais...quando nos separamos de carne...é pq de espirito já haviamos nos distânciado...e lembre-se quem escolheu se afastar foi ele e não vc...

    Jesus fala na biblia em formas alegóricas ex: a fpe move montanhas..não quer dizer que necessariamente com fpe um monte gigantesco de térra ira se mover pra outro lugar..mais que..a maior dificuldade que nós encontrarmos é possivel vence-la com fé...

    Agora é só vc equalizar esse desligamento emocinal..substituindo as magoas, as tristezas e raiva..por compaixão e amor incondicional...PARABPENS GAROTA TAMU JUNTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, sei não se tem algum parentesco hein!...rsrs...
      Sim...Ele fez a escolha dele e eu estou fazendo a minha...Penso nisso sempre, pois, desde o começo já foi dito: Ou ela ou eu! Talvez ele não tenha acreditado que um dia eu teria realmente a coragem de fazer o que fiz. Pensou que eu iria aguentar isso para o resto da vida. Uma hora cansa né amiga! E eu cansei...
      Agora é ter força e seguir em frente, a luta está apenas começando, mas, sei que vou vencer.
      Beijos TMJ!

      Excluir